Produção de livros didáticos sobre a bioquímica dos carboidratos.
Título
Produção de livros didáticos sobre a bioquímica dos carboidratos.
Produção de livros didáticos sobre a bioquímica dos carboidratos.
Autor
Roselei Maria Machado Marchese
Roselei Maria Machado Marchese
Orientação
Wagner Fontes
Wagner Fontes
Instituição
UNB
UNB
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física / Instituto de Química / Insti
Instituto de Física / Instituto de Química / Insti
Ano
2011
2011
Cidade / UF
Brasília/DF
Brasília/DF
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Este trabalho descreve o desenvolvimento de um material didático interativo na forma de vídeo flash com a proposta de facilitar a aprendizagem de conceitos da bioquímica de carboidratos e promover a integração interdisciplinar com conceitos biológicos do ciclo do carbono. A proposta surgiu da percepção das dificuldades que o professor enfrenta para ministrar de forma significativa aulas sobre a bioquímica de carboidratos, bem como a dificuldade que os alunos tem de entender e contextualizar o conteúdo. O trabalho foi desenvolvido tendo como base a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. Antes de construir o vídeo flash consideramos a pesquisa realizada através de questionário com professores de biologia, e química do ensino médio e também de bioquímica do ensino superior. Depois de construído, o vídeo flash foi avaliado por meio de um pré e pós teste, além da comparação entre alunos que usaram e não usaram esse material. O resultado da análise estatística dos testes aplicados aos alunos do ensino médio foi positivo, demonstrando que o uso do material auxilia na construção de conhecimentos. A avaliação subjetiva confirmou que os alunos gostaram de estudar com o material pois a grande maioria considerou produtivo o seu uso.
Este trabalho descreve o desenvolvimento de um material didático interativo na forma de vídeo flash com a proposta de facilitar a aprendizagem de conceitos da bioquímica de carboidratos e promover a integração interdisciplinar com conceitos biológicos do ciclo do carbono. A proposta surgiu da percepção das dificuldades que o professor enfrenta para ministrar de forma significativa aulas sobre a bioquímica de carboidratos, bem como a dificuldade que os alunos tem de entender e contextualizar o conteúdo. O trabalho foi desenvolvido tendo como base a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. Antes de construir o vídeo flash consideramos a pesquisa realizada através de questionário com professores de biologia, e química do ensino médio e também de bioquímica do ensino superior. Depois de construído, o vídeo flash foi avaliado por meio de um pré e pós teste, além da comparação entre alunos que usaram e não usaram esse material. O resultado da análise estatística dos testes aplicados aos alunos do ensino médio foi positivo, demonstrando que o uso do material auxilia na construção de conhecimentos. A avaliação subjetiva confirmou que os alunos gostaram de estudar com o material pois a grande maioria considerou produtivo o seu uso.
Palavras Chave
Vídeo Flash; Aprendizagem Significativa; Bioquímica de Carboidratos; Ciclo do Carbono; Material Didático Multimídia.
Vídeo Flash; Aprendizagem Significativa; Bioquímica de Carboidratos; Ciclo do Carbono; Material Didático Multimídia.
Classificações
Nível escolar
Os dados são insuficientes para classificação.
Os dados são insuficientes para classificação.
Área do conteudo
Os dados são insuficientes para classificação.
Os dados são insuficientes para classificação.
Foco Temático
Os dados são insuficientes para classificação.
Os dados são insuficientes para classificação.