Uma proposta integrada de educação ambiental para o Ensino Fundamental.
Título
Uma proposta integrada de educação ambiental para o Ensino Fundamental.
Uma proposta integrada de educação ambiental para o Ensino Fundamental.
Autor
Herika Bastos de Medeiros
Herika Bastos de Medeiros
Orientação
Antonio Carlos de Miranda
Antonio Carlos de Miranda
Instituição
UNIPLI
UNIPLI
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2011
2011
Cidade / UF
Niterói/RJ
Niterói/RJ
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo abordar questões ambientais, através do Jogo Computacional, que apresenta procupação com a sobrevivência humana e sua relação com os conteúdos interdisciplinares da 3ª série do Ensino Fundamental (Língua Portuguesa, matemática, História e Geografia). Buscam-se estratégias que aliem a esses conteúdos as questões ambientais, tais como: resíduos sólidos, simetria, sustentabilidade, água, zona urbana e rural, entre outros. Sendo o jogo uma atividade lúdica e motivadora, ele pode ser um instrumento utilizado para servir como base no aprendizado educativo. Nresse sentido, busca-se associar o jogo à Educação Ambiental de forma interdisciplinar. Inicialmente foi feito um levantamento em artigos e revistas, que tem como temática a Educação Ambiental, com objetivo identificar trabalhos acerca do lúdico. Posteriormente constrói-se, através de ferramentas computacionais, dois jogos com os teas "Jogo da Geometria" e "Jogo do Meio Ambiente", os quais propiciam aos usuários terem contato com o conteúdo programático de forma lúdica despertando olhares para a questão ambiental. A seguir, verifica-se a aplicação e utilização do jogo de forma interativa. Acreditamos que os jogos computacionais representam uma importante estratégia do ensino-aprendizagem favorecendo o desenvolvimento cognitivo, a autonomia e aerticulaçãoc om temas interdisciplinares. O produto final dessa dissertação é apresentado em um CD com a inclusão de dois jogos: "Jogo da Geometria e "Jjogo do Meio Ambiente"
Esta pesquisa tem como objetivo abordar questões ambientais, através do Jogo Computacional, que apresenta procupação com a sobrevivência humana e sua relação com os conteúdos interdisciplinares da 3ª série do Ensino Fundamental (Língua Portuguesa, matemática, História e Geografia). Buscam-se estratégias que aliem a esses conteúdos as questões ambientais, tais como: resíduos sólidos, simetria, sustentabilidade, água, zona urbana e rural, entre outros. Sendo o jogo uma atividade lúdica e motivadora, ele pode ser um instrumento utilizado para servir como base no aprendizado educativo. Nresse sentido, busca-se associar o jogo à Educação Ambiental de forma interdisciplinar. Inicialmente foi feito um levantamento em artigos e revistas, que tem como temática a Educação Ambiental, com objetivo identificar trabalhos acerca do lúdico. Posteriormente constrói-se, através de ferramentas computacionais, dois jogos com os teas "Jogo da Geometria" e "Jogo do Meio Ambiente", os quais propiciam aos usuários terem contato com o conteúdo programático de forma lúdica despertando olhares para a questão ambiental. A seguir, verifica-se a aplicação e utilização do jogo de forma interativa. Acreditamos que os jogos computacionais representam uma importante estratégia do ensino-aprendizagem favorecendo o desenvolvimento cognitivo, a autonomia e aerticulaçãoc om temas interdisciplinares. O produto final dessa dissertação é apresentado em um CD com a inclusão de dois jogos: "Jogo da Geometria e "Jjogo do Meio Ambiente"
Palavras Chave
educação ambiental; jogo computacional; interdisciplinaridade.
educação ambiental; jogo computacional; interdisciplinaridade.
Classificações
Nível escolar
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Área do conteudo
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Foco Temático
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