Utilizando a pedagogia de projetos para ensinar ciências no Ensino Fundamental II

Título
Utilizando a pedagogia de projetos para ensinar ciências no Ensino Fundamental II
Autor
José Adilson dos Santos Guerra
Orientação
Carmem Lúcia Costa Amaral
Instituição
UNICSUL
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2011
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
A pedagogia de projetos é uma mudança de atitude pedagógica fundamentada na concepção de que a aprendizagem ocorre a partir da resolução de situações problemas significativas para o aluno, aproximando-o do seu contexto social e do desenvolvimento de senso crítico. Para a resolução dessas situações problemas, o aluno desenvolve uma pesquisa e durante o processo de sua execução desenvolve conhecimentos específicos de cada área e colaboração, além de valores fundamentais como conduta, competência, habilidades e posturas diante de diversas situações inesperadas. Desta forma procuramos, por meio dessa dissertação, investigar se o desenvolvimento da pedagogia de projetos com alunos do Ensino Fundamental II envolvendo educação ambiental, auxiliaria na melhoria do aproveitamento escolar, se aproximaria os alunos de realidades sócio-culturais por eles desconhecidas e se facilitaria a compreensão e realização de trabalhos interdisciplinares. Participaram da elaboração e desenvolvimento dos projetos vinte e cinco alunos do Colégio Reino de Educação Básica localizado em Serra Negra, SP. Como temática para a preparação dos projetos pelos alunos usamos o tema transversal Meio Ambiente. Os alunos desenvolveram projetos de pesquisa utilizando o tema “Ervas Medicinais”. Cada grupo de aluno escolheu uma erva medicinal de seu interesse e realizou pesquisa tanto bibliográfica quanto entrevistando pessoas mais velhas sobre a utilidade medicinal de cada erva. Em seguida os alunos realizaram o plantio de suas mudas e/ou sementes em um viveiro construído na escola e acompanharam seu desenvolvimento durante doze meses. Depois, colheram suas plantas e prepararam no laboratório de Ciências vários produtos, como por exemplo pomadas e perfumes, os quais foram expostos em uma feira de Ciências preparada pelo colégio para a demonstração dos materiais obtidos por todos os grupos. Os resultados dessa experiência mostraram que, durante o desenvolvimento da metodologia proposta, os alunos se envolveram em uma experiência onde o processo de construção do conhecimento esteve ligado às práticas vividas e isso levou-os ao interesse pela ciências. Outro fator importante observado foi o trabalho em equipe, o que poderia ser um agravante pelo fato de reunir pessoas com pensamentos e atitudes variadas. Contudo, devido ao acompanhamento e orientações, teve ótimo resultado. O sucesso do projeto deixa em aberto uma janela para realização de projetos futuros.
Palavras Chave
Pedagogia de projeto; Plantas medicinais; Meio ambiente.

Classificações

Nível escolar
Os dados são insuficientes para classificação.
Área do conteudo
Os dados são insuficientes para classificação.
Foco Temático
Os dados são insuficientes para classificação.